quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Índios...cada vez mais "brancos"

Revolta! Isso foi o que senti quando visitei um grupo de índios expulsos, devido a questões políticas, da aldeia a qual moravam. Condições precárias, falta de alimentos, falta de higiene, falta de abrigo descente, enfim, uma vida a qual nem eles nem ninguém merecia viver, e mesmo com todos os obstáculos a uma vida digna, sorrisos em seus rostos, o das crianças principalmente, ainda inocentes. Mas até quando?
Não se sabe o que esse sistema de "vacas obesas e desnutridas" em que vivemos fará com esses pobres índiozinhos. A inocência deles perdurará até que algum oportunista os estrague e os torne verdadeiros capitalistas: que buscam ferozmente saciar os desejos materias.
Nosso “maravilhoso” sistema é assim: insere, nem que seja à força, todos em seus grandes tentáculos do consumo. Perguntei ao pai dos índiozinhos se gostaria de retornar para sua tribo. Rapidamente deu sua resposta: Sim!
Os índios preferem em sua maioria a vida antiga, em meio ao mato, na tribo. Talvez até pensem: “como o homem branco é idiota...vive no meio deste monte de concreto e faz de tudo por futilidades. Nada como a minha boa vida, em meios às árvores e aos animais.”

Nenhum comentário: